Integração Craniossacral®

ENCONTRANDO A SAÚDE

Terapia de Integração Craniossacral® – Loren Novoa

“Encontre a Saúde, pois qualquer um pode encontrar a doença”(1892)

A frase acima pertence ao Dr. Andrew Taylor Still, americano criador da Osteopatia, e ela revela mais do que somente a essência do trabalho que ele desenvolveu, mas também dos que vieram depois dele como o Dr. William Sutherland criador da Craniossacral.

M.craniosacral LorenA criação

O desenvolvimento da Craniossacral pelo Dr. Sutherland se deu entre 1910-1930 a partir da observação da mobilidade do crânio e de toda a sua estrutura de ossos, suturas, membranas, fluídos e toda a estrutura que compõem a região craniana. Nesse estudo inicial ele observou que existe uma respiração: inalação e exalação que acontece no sistema craniano, um movimento que ele nomeou de Respiração Primária. Com a combinação da observação dessa Respiração Primária e uma palpação através de toques leves ele cria então a Craniossacral. Uma terapia corporal envolta pelo conceito da Osteopatia que considera o ser humano como uma totalidade: corpo, mente e espírito que trabalham todos em conjunto, interconectados e se relacionando entre si. 

Com o passar dos anos o desenvolvimento e os estudos da técnica criada continuaram, e com isso em 1948 o Dr. Sutherland chega a um local mais profundo do estudo que traz a conexão com uma força vital presente em todos os seres humanos e que atua no corpo tratando lesões, traumas e sintomas: o Sopro da Vida – uma força vital que anima os organismos vivos do nosso corpo e encontra espaço para se expressar através de toques leves e não invasivos.

Esse novo momento traz uma transição conceitual e perceptual muito importante para a Craniossacral, pois propõe toques diferentes do que existia enquanto prática da Osteopatia até o momento. Esta nova abordagem hoje em dia vem tendo sua continuidade nos trabalhos do osteopata americano James Jealous que desenvolveu o modelo biodinâmico da Osteopatia craniana, a chamada Osteopatia Biodinâmica.

Os ensinamentos de Jealous não incluem as técnicas de manipulação de ossos e nem o uso de alavancas como propõe a Osteopatia tradicional. A ênfase de seus ensinamentos é na cooperação com essa potência do Sopro da Vida que é o responsável pelo processo de cura:

“A fundação deste programa é baseado nos poderes terapêuticos da Quietude Dinâmica, o Sopro da Vida, a potência das Marés, fluidos e outras Leis naturais que estão trabalhando dando suporte e gerando vida. (…) É sobre o trabalho da Maré enquanto fonte primária de diagnóstico e tratamento sem nenhuma aplicação de força nas lesões osteopáticas ou nos sistemas psico-emocionais.”

A partir de todo esse percurso da Craniossacral e do percurso pessoal da Aziza Lurica Noguchi, que desde 1993 realiza no exterior diversas formações de Craniossacral incluindo a do Dr. James Jealous seu mentor na Osteopatia Biodinâmica, é que nasce a Terapia Integração Craniossacral ® aqui no Brasil. Baseada no conceito biodinâmico de Jealous e do Sopro da Vida, e que situa a relação cliente-terapeuta em uma atmosfera amorosa de presença, aceitação e quietude.

Como funciona

Na Integração Craniossacral, se mantém a visão holística de totalidade que a Osteopatia também traz: onde cada parte do corpo está conectada com a totalidade do ser e funciona em relação com todas as outras partes.

É no corpo e através dele que se manifesta as nossas experiências, pensamentos, sentimentos fazendo com que cada pessoa tenha uma resposta única e essencial perante as situações – o que constitui a expressão da totalidade do nosso ser. Então trabalhar para que essa expressão possa ocorrer de forma saudável, em conexão com a nossa fonte primordial de Saúde é o que a Integração Craniossacral proporciona.

Na Terapia Integração Craniossacral através de toques leves e não invasivos, de um estado Neutro e de Quietude, se facilita a troca entre os fluídos do corpo o que abre espaço para aprofundarmos e resgatarmos a conexão do corpo físico, emocional, mental e psíquico com a nossa força vital original, o Sopro da Vida que trabalha na auto-regulação de todo o nosso corpo-sistema. A sessão traz um profundo relaxamento, vitalidade e sensação de bem-estar em todos os níveis, pois naturalmente vai se restabelecendo e aprofundando a capacidade de autocura do corpo – e esse estado natural regula o sistema nervoso, e possibilita obtermos uma melhora nos processos biológicos, somáticos, cognitivos e afetivos.

Como benefícios práticos essa conexão com a Saúde permite a melhora dos movimentos, das circulações sanguínea e linfática, do funcionamento dos órgãos e nervos, dos estados emocionais, mentais e psíquicos. Com isso não existe contra-indicação para receber uma sessão de Terapia Integração Craniossacral, mas podemos dizer que receber uma sessão traz em si uma disponibilidade-vontade de se encontrar, conectar e manifestar a Saúde!

Referências:

Terapia Integração Craniossacral, um caminho para a Autocura (Aziza Noguchi)
site www.integracranio.com.br 

 

Loren Novoa

 

_RID8065

Em 2004 entrei em contato com a Craniosacral recebendo um atendimento, a experiência foi tão intensa que acabei indo fazer o curso de formação apesar de na época atuar profissionalmente em outra área.
Depois desse contato se abriu uma porta para outros universos trazidos pela meditação, reiki, massagem ayurvédica e outras técnicas. Uma jornada pessoal longa que me levou a mudar de profissão e iniciar um percurso conectado diretamente com o universo holístico.