Práticas Corporais Sonoras

Jogos Rítmicos, Musicalidade, Estímulo da Percepção, Movimento e Relaxamento
Pedro Consorte
Descrição Geral:
 
Esse curso une conhecimentos vindos das áreas da Percussão Corporal (Barbatuques, Stomp, Fritos etc) e das Artes do Corpo (Estudos do movimento, Desautomatização de padrões, Eutonia), para fazer com que os participantes vivenciem uma experiência que combina a percepção corporal e o ritmo, estimulando momentos de relaxamento, concentração, diversão e auto-conhecimento
 
Descrição Específica:
 
Estímulo da Percepção: este momento é dedicado à escuta das sensações presentes no corpo, sejam elas mais físicas, mais mentais, mais psicológicas ou mais corporais. Durante este momento, as orientações são passadas, para fazer com que o grupo volte a atenção para as informações que o próprio corpo produz, no momento presente, incorporando também as informações que vêm do ambiente. Durante este processo, enquanto o corpo se adapta ao chão e percebe as condições nas quais se encontra, os participantes também são induzidos a aguçar os sentidos para captar o máximo de informações possíveis. Ao mesmo tempo, o corpo relaxa e aguça as diferentes percepções do próprio corpo e do ambiente.
 
Aquecimento/Movimentoneste momento, os participantes se dedicam ao aquecimento, focando especialmente nos micromovimentos, na lubrificação das articulações, na transferência de peso e no reconhecimento das possibilidades do próprio corpo. Durante este processo, o corpo, que já está com a percepção expandida, percebe as informações do movimento, com uma sensibilidade mais apurada e, assim, começa a conhecer sutilezas que passam despercebidas no dia-dia. Cada um, dentro das suas possibilidades, vai explorando os movimentos, partindo da atenção voltada à lubrificação das articulações e da exploração de possibilidades pouco desenvolvidas nos movimentos cotidianos.
 
Jogos Rítmicos e Musicais: os jogos rítmicos e musicais têm um caráter bastante lúdico e interativo, fazendo com que os participantes se relacionem diretamente uns com os outros, por meio da comunicação sonora e corporal. Estes momentos trabalham com a pesquisa de sons do corpo, com a coordenação motora e com o senso rítmico musical, estimulando o grupo se relacionar de uma forma inclusiva e divertida. Essas dinâmicas se baseiam na ideia da diversidade como caráter enriquecedor da experiência e propõem a construção coletiva dos exercícios sonoros, nos quais o grupo se reconhece e valoriza aspectos individuais e coletivos.

Pedro Consorte 02

PEDRO CONSORTE

Há mais de 10 anos, vem desenvolvendo práticas rítmicas, sonoras e corporais, tendo se envolvido com percussão corporalmúsica cênica e artes do corpo. Integrou dois elencos do grupo inglês STOMP, trabalhando internacionalmente como artista-pedagôgo, participando de turnês mundiais, ministrando cursos, orientando pesquisas e atuando em diversos contextos (infantil, corporativo, artístico, terapêutico). Em sua trajetória, também estão: Grupo de estudos do Barbatuques, Grupo Fritos, Music Access Program (CCCU – Inglaterra) e Comunicação das Artes do Corpo (PUCSP).