Dança Indiana Odissi

DANÇA INDIANA ODISSI COM DEBORAH ROCHA.

O curso propõe um mergulho no universo da dança devocional indiana. Tendo como fio condutor a admiração e a disciplina que norteiam o método de ensino da dança clássica Odissi, proveniente do estado de Orissa, na costa leste da Índia, o curso pretende apresentar um caminho possível no desenvolvimento do gesto espontâneo, combinando passos, posturas, mudras, ritmos, melodias e sentimentos na arte de se mover.

O curso dedica-se a trabalhar não só com o vocabulário dessa linguagem, como também com a atmosfera da dança nascida e desenvolvida nos templos hindus, a qualidade de energia dos movimentos e sua relação com as emoções e os sentimentos gerados, educando o corpo através da auto percepção dos sentidos e da consciência corporal.

 “Aonde vão as mãos, os olhos deverão segui-las. Aonde os olhos vão, deverá segui-los sua mente. Aonde a mente vai, bhava (emoção) é criada. E aondebhava é criada, rasa (sentimento) florescerá.”

 O saree na Dança Indiana

O saree tradicional indiano, tão antigo quanto belo, faz parte da vida de uma bailarina de Dança Clássica Indiana. Colocá-lo é um ritual que prepara o aluno para o estado de concentração e disciplina exigidos em sala de aula, além de ser muito confortável e de sugerir a forma da dança. A calça e a blusinha, ou choli, você encontra no Veste TaLa, à venda na Loja Atersania, no Espaço Florescer

Deborah Rocha

Foto 2Bailarina solista de dança clássica Odissi, com conhecimentos em balé clássico, jazz, contemporâneo, danças brasileiras e reeducação do movimento. Como “cidadã-dançante”, atuou nos espetáculos Ciranda dos Homens, Carnaval dos AnimaisTem Kathak no Tacacá e Tupi Tu És, de Ivaldo Bertazzo. Com o Grupo Padmaa, dirigido pela professora Silvana Duarte, atuou no espetáculo Padma Nabham – Ventre de Lótus, entre outros. Com o produtor de cinema Rodrigo Moraes, produziu a exposição de fotos autorais Índia, um gesto no olhar e o minidocumentário Odissi, Dança DIvina após viagem à Índia para aperfeiçoamento da dança com a professora Aruna Mohanty. Como jornalista e pesquisadora de dança, colabora para revistas, enciclopédias, livros e mantém o blog de dança www.deborahrocha.com.br .