Microfisioterapia

A microfisioterapia é uma técnica de terapia manual que surgiu na França em 1983 pelos fisioterapeutas e osteopatas Daniel Grosjean e Patrici Benini.
Seu embasamento teórico se iniciou pelos estudos da embriologia, filogênese e ontogênese.

Através de mapas corporais e gestos manuais específicos é possível identificar a causa primária, estimulando o processo natural de auto correção.Microfisioterapia
O corpo precisa criar um programa biológico de defesa toda a vez que passa por uma situação onde ele entende como uma agressão (pode ser uma agressão física, emocional, química, tóxica e/ou ambiental), esse programa biológico é necessário para manutenção da vida e da saúde. Quando a agressão não existe mais esse programa biológico é desmanchado e tudo volta ao normal, porém, muitas vezes o corpo não consegue reconhecer que a agressão deixou de existir e a partir daí o que era uma vantagem, se torna uma desvantagem biológica, pois o sistema de defesa passa a agredir os tecidos embrionários, deixando uma porta aberta para problemas nos órgão, sistema músculo-esquelético e/ou emocionais
A Microfisioterapia é uma técnica que permite uma conversa com o corpo, identificando e corrigindo esses bloqueios, informando ao corpo que a agressão não é mais real e a partir daí ele está livre para fazer o processo de homeostase (auto correção).

Osteopatia

A Osteopatia foi criada no final do século 19 nos E.U.A, pelo médico Adrew Taylor Still.
É uma técnica de terapia manual, que através de manipulações no sistema músculo esquelético, víscera l e nervoso, estimula o processo de homeostase (auto-correção)

Podoposturologia

É o estudo das alterções posturais através da análise dos pés, de origem francesa, auxilia na prevenção e tratamento terapêutico através da prescrição de palmilhas posturais e mecânicas.

Dr. Fernando 50x50Fernando Guardado Gonçalves

Minha atuação profissional direcionada à saúde teve início com a formação em Educação Física, área que atuei por dez anos. No decorrer desses anos, graduei-me em Fisioterapia. Posterirormente, busquei aperfeiçoamento por meio de outras técnicas: R.P.G (Reeducação Postural Global), Osteopatia, Podoposturologia e Microfisioterapia.

A técnica Microfisioterapia movimentou minha atuação profissional para outro patamar, permitindo um olhar mais atento para as doenças orgânicas do sistema músculo-esquelético e psicossomáticas. A intervenção e os resultados foram muito significativos, porém, a inquietude em aprofundar estudos e buscar algo mais para agregar a minha prática terapêutica direcionou para o encontro com abordagem sistêmica fenomenológica. Assim, cursei o treinamento em Constelação Familiar segundo Bert Hellinger que possibilitou uma atuação terapêutica.

Essa trajetória profissional e de estudos, Hoje todo o trabalho que faço, olho não só com o olhar biológio e mecânico peculiar a cada técnica, mas também com o olhar sistêmico que permite ao cliente uma mudança de percepção e conseqüente relaxamento, ponto crucial para que os tecidos corporais realizem todo o processo de homeostase (auto correção).