Rolfing®

Integração Estrutural – Rolfing®

Dra. Ida P. Rolf

Foto IdaO Rolfing® é uma marca registrada, de propriedade do Rolf Institute for Structural Integration, utilizada para designar o trabalho de integração estrutural criado e desenvolvido originalmente pela cientista norte-americana Ida P. Rolf (1896-1979), PhD em Bioquímica pela Universidade de Columbia.

Não obtendo, com a medicina tradicional, a solução para um problema físico provocado na adolescência por um acidente, Ida P. Rolf começou a investigar trabalhos corporais com bases estruturais ou funcionais, como ioga, osteopatia e quiroprática e, com base nas próprias experiências, acabou por encontrar as bases do método que ela mais tarde chamaria de Integração Estrutural, difundido nos Estados Unidos a partir dos anos 60. Rolfing® é um método de integração das estruturas humanas por meio da manipulação dos tecidos miofasciais (ou conjuntivos) e pela reeducação do movimento.

A descoberta da Dra. Rolf sobre a importância da fáscia revolucionou o pensamento sobre o corpo. Sabe-se, atualmente, que o tecido fascial pode ser alterado, respondendo à aplicação de energia nas formas de pressão e calor. Mediante a aplicação de uma dessas formas de energia (no caso do Rolfing® a pressão), a fáscia torna-se mais solúvel e pode permitir que as estruturas contidas no seu tecido alterem seu arranjo e se adaptem numa relação mais harmoniosa com as partes adjacentes do corpo. Sabe-se também que quando o músculo é sobrecarregado por alguma razão, a fáscia absorve parte dessa carga, pois é submetida a um esforço contínuo e excessivo, tornando-se mais densa, mais curta e perdendo elasticidade e plasticidade. Assim, o corpo muda, gradativamente, sua estrutura.

 O que é o Rolfing®?

é uma terapia corporal que tem por objetivo levar o corpo a uma condição mais equilibrada de postura e movimento. Um processo que permite à pessoa ampliar a percepção de si e mover-se de maneira mais natural, econômica e eficiente. Hábitos posturais decorrentes de padrões de movimento ou determinados por traumas físicos e emocionais são alguns dos principais fatores, que podem nos impedir de estar bem alinhados em relação à força da gravidade. Essa desorganização, por sua vez, é responsável por tensões crônicas e desconforto físico e emocional. Muitas vezes nos damos conta desse desequilíbrio e tentamos endireitar o corpo, experimentando novas posturas a custa de muito esforço. É nesse momento que o Rolfing® pode ajudar.

Foto 4Através de toques profundos e precisos, o rolfista elimina as tensões e encurtamentos musculares que alteram a postura e dificultam os movimentos. O rolfista também ensina o cliente como usar melhor seu corpo, para não sobrecarregá-lo durante as diferentes atividades diárias.
Assim, sessão após sessão de Rolfing® o cliente sente seu corpo se alongar de maneira equilibrada, saudável e integrada, as dores crônicas diminuírem, os movimentos ficando mais livres e fáceis.

Depois de uma série de 10 a 15 sessões, o cliente se sente com mais vitalidade e energia devido a nova condição corporal alcançada. Após o Rolfing® manter o equilíbrio corporal torna-se mais fácil, natural e confortável, e uma sensível melhora no nível da qualidade de vida é vivenciada.

Benefícios do Rolfing®

-Alinha, alonga e integra o corpo

-Alivia tensões e dores musculares crônicas.

-Indicado para hérnia de disco, lombalgia e dor ciática

-Melhora a amplitude dos movimentos e articulações, a circulação e a respiração

-Aumenta a consciência corporal

-Traz maior vitalidade ao indivíduo

-Evoca movimentos mais eficientes e graciosos

-Estimula o crescimento emocional

Como funciona?

Por meio do movimento e da manipulação do tecido conjuntivo que envolve e conecta nossos músculos e tendões, o rolfista libera tensões existentes em segmentos corporais, melhorando a sua relação com as outras partes do corpo. A percepção dessa reintegração permite à pessoa reorientar-se espacialmente, melhorando o seu alinhamento em relação à gravidade e sua coordenação dos movimentos. Assim, o corpo ganha equilíbrio e economia funcional, isto é, não precisa gastar tanta energia para realizar movimentos básicos como manter-se de pé e caminhar, por exemplo. A sensação de liberdade e integridade adquirida com o Rolfing® também contribui para a evolução pessoal, ao estimular o autoconhecimento, abrindo caminho para se adquirir “novas posturas na vida”.

A quem se destina?

O Rolfing® é indicado para aqueles que sofrem de males causados pela má postura; para aqueles que apresentam dificuldade de movimento e sofreram traumas físicos; para os que se submetem a estados de estresse no dia-a-dia e para os que desejam melhorar o seu desempenho profissional. O Rolfing® também é apreciado por pessoas ligadas às artes corporais ou de movimento, como bailarinos, atletas, educadores físicos e praticantes de artes marciais.

 
Rolfista – Maria Helena Orlando 

Foto 1Lena Orlando, como é conhecida, atende com Rolfing desde 1994, fez sua formação em Rolfing Avançado na Alemanha e Itália em 1999. Graduada em Manipulação Visceral e Somatic Experience. Presidiu a Associação brasileira de Rolfing durante 8 anos e foi diretora do Rolfing Institute também durante 8 anos.